O Modelo do Mosaico Fluido é neste momento o modelo mais aceite para a constituição da membrana celular.
Este modelo designa-se por mosaico fluido porque a sua forma assemelha-se a uma conjunto de peças e devido ao movimento individual das moléculas que constituem a membrana.
A membrana é constituída principalmente por fosfolípidos. Estas moléculas são anfipáticas, ou seja, constituídas por duas extremidades, uma extremidade polar que se diz hidrofílica pois tem afinidade com a água e por uma extremidade apolar que é hidrofóbica pois não tem afinidade com a água. Devido a estas características e por o meio intra e extracelular ter características aquosas os fosfolípidos formam uma bicamada fosfolipídica (como mostra a figura). Nesta bicamada existem também proteínas que podem ser extrínsecas se estiverem na parte periférica da bicamada e podem ser intrínsecas se estiverem integradas na bicamada.
Na parte externa da bicamada, onde as células estão em contato com o meio extracelular, existem moléculas que se designam por glicoproteínas, se estiverem ligadas a proteínas, e glicolípidos se estiverem ligadas a lípidos. Estas proteínas têm como função receber estímulos de reconhecimento de substâncias do meio envolvente.
Os fosfolípidos podem ter dois movimentos distintos, transversais que se realizam de uma forma lenta (flip-flop, movimento 4) e movimentos laterais que se realizam de uma forma rápida (movimento 3).
Sem comentários:
Enviar um comentário