Pesquisar neste blogue

terça-feira, 24 de abril de 2012

Atividade: Pigmentos fotossintéticos

  1. Tema/Teoria
Obtenção de matéria pelos seres autotróficos: fotossíntese.

  1. Resumo
Neste tema estudamos de que maneira é que os seres autotróficos obtêm a matéria. Estes seres obtêm a matéria a partir da fotossíntese que utiliza como fonte de energia a luz solar, H2O e CO2. Este processo ocorre nos cloroplastos das células. Nestes organitos celulares existem os tilacoides onde se encontram os pigmentos fotossintéticos (ex. clorofila), responsáveis pela captação da luz.
Na 1ª parte da actividade realizada na aula obteu-se a solução de clorofila bruta, realizando de seguida a cromatografia para identificar os pigmentos fotossintéticos.
A atividade seguinte foi medir a absorvância de cada pigmento fotossintético num espectrofotómetro.  

  1. Palavras-chave
Fotossíntese, cloroplastos, tilacoides, pigmentos fotossintéticos, estroma, luz solar, h2o,co2,xantofolas,clorofila a e clorofila b.

  1. Observação dos resultados
Cromatografia:
Quando o papel de filtro foi colocado na caixa de petri com a solução de clorofila bruta, este começou a adquirir variadas cores que correspondem aos diferentes pigmentos fotossintéticos. A primeira cor a verificar-se é um verde- amarelado correspondente á clorofila b, de seguida a cor observada é um verde escuro que corresponde á clorofila a, a terceira cor que observada foi o amarelo correspondente ás xantofilas.

Espectrofotometria:

Pigmento fotossintético
Comprimento de onda
Transmitância
Obesorvância
Clorofila a
445 nm
1,0
>1.999
Clorofila b
480 nm
1,6
1.800
Xantofilas
500 nm
17,4
0.760



  1. Discussão dos resultados
 A 1º parte atividade(clorofila bruta) foi realizada seguindo os seguintes procedimentos:
                      1º.      Recolheram-se as folhas e colocaram-se cortadas num gobelé;
                      2º.      Juntou-se 75ml de álcool ás folhas e com a varinha mágica triturou-se as folhas até obter uma solução com uma cor verde;
                      3º.      Filtrou-se a solução com um pano para outro gobelé;   
                      4º.      Filtrou-se novamente mas com um papel de filtro;
                      5º.      Após a filtração colocou-se 3 mm de solução numa tina, onde se colocou de seguida o papel de filtro (“em pé”).


A 2ª parte (espectrofotometria) realizou-se apartir dos seguintes procedimentos:
1º.    Com a ajuda de uma pipeta transferiu-se 5 ml da solução de clorofila bruta para um tubo de ensaio;
2º.    Mediu-se, no espectrofotómetro, a absorvância para cada comprimento de onda correspondente a um determinado pigmento fotossintético.


Os pigmentos fotossintéticos encontram-se nos tilacoides. Estas moléculas são responsáveis pela captação de radiação solar, essencial para a realização do processo fotoquímico da fotossíntese. É possível identifica-los pois cada um adquire uma cor diferente, como mostra a tabela seguinte:

Pigmentos fotossintéticos
Cor
Clorofila
a

b

Carotenoides
Xantofilas

Carotenos

Os pigmentos fotossintéticos têm valores de absorvancia e transmitância diferentes. Verifica-se que para maiores valores de absorvancia os valores de transmitância são menores.
O processo da fotossíntese divide-se em duas fases, fase fotoquímica e a fase química. Para a primeira fase são indispensáveis os pigmentos fotossintéticos, pois são estes que transportam a radiação para que esta se transforme em ATP e TH2, produtos essenciais para a segunda fase (ciclo de calvin). As reações da fase fotoquímica são: fotólise da água, redução do T, oxidação da clorofila a e fosforilação.